AGROLAB recebe o presidente e o Diretor de Ciência, Tecnologia e Inovação da Fundação Araucária

O Presidente da Fundação Araucária, Sr. Ramiro Wahrhaftig e o Diretor de Ciência, Tecnologia e Inovação da Fundação Araucária, o Sr. Luiz Márcio Spinosa visitaram o Laboratório de Análises Agronômicas (Agrolab), vinculado ao Instituto Cesumar de Ciência Tecnologia e Inovação (ICETI)

Na visita, que ocorreu no dia 18 de novembro de 2021, os diretores da Fundação Araucária puderam conhecer toda a estrutura do laboratório de pesquisa, os equipamentos já adquiridos, as atividades que estão sendo desenvolvidas e o planejamento para a execução das atividades futuras.

A coordenadora do ICETI, Dra. Cleiltan Novais, apresentou as estruturas montadas para atendimento do projeto da Rede Agropesquisa no campus da Unicesumar/Maringá, estabelecidas pela chamada pública 017/2019, que contemplam estudos de conservação de solo na Mesorregião Noroeste, destacando que “todos ficaram muito honrados com o sucesso da nossa parceria, refletidos nos 16 convênios ativos, firmados com a agência do Estado”, informou a Coordenadora do ICETI.

Assim, Presidente e Diretor puderam verificar de perto como os recursos advindos do convênio entre a Fundação Araucária e o ICETI estão sendo investidos. Na ocasião, foi destacado que a Agropesquisa é o maior projeto de pesquisa em andamento na instituição. Nesse contexto, que o Agrolab foi criado, com estrutura para atender as análises e demandas do projeto.

Ainda, foi mencionado que, além do laboratório, o projeto conta com estruturas a campo para monitoramento dos atributos físicos-hídricos em megaparcelas nas microbacias de Cianorte e Castelo Branco. Ademais, o projeto conta com pesquisadores e bolsistas para executar as atividades previstas durante os quatros anos do projeto.

A comitiva presente no Agrolab presenciou todo o movimento em prol do Projeto da Agropesquisa Mesorregião 7 e se sentiram satisfeitos com a seriedade, comprometimento e celeridade que a Unicesumar vem desenvolvendo o projeto, reforçando o compromisso de entregar resultados robustos e confiáveis, e estreitando cada vez mais a parceria entre a instituição e a Fundação Araucária.