icon

Conheça o Laboratório

Histórico

O Laboratório de Biotecnologia Molecular, Celular e Genética (BIOCEL GEN), criado em 2020, é um laboratório interdisciplinar e multiusuário para dar suporte as pesquisas científicas da Unicesumar.

O laboratório da Fazenda experimental Unicesumar teve seu início em 2009 para dar suporte as pesquisas no cultivo de células e reprodução animal e em 2020 foi incorporado ao Biocel Gen. 

Tem como missão, fomentar pesquisas, formar e capacitar pesquisadores em áreas interdisciplinares de relevância na atualidade, proporcionando a formação, em todos os níveis de profissionais com uma consciência científica capaz de ser um agente transformador no seu meio social.

Infraestrutura

Incubadora de CO2: O objetivo principal é criar um ambiente favorável para culturas de células através de um sistema de controle de gases que opera sob um fluxo gravitacional constante. Isso é feito para manter a umidade relativa, valores quantitativos de co2 e temperatura constante em torno de 37 °C.

Termociclador Real Time: Instrumento utilizado para amplificação de DNA, RNA e proteínas, onde faz ciclos de temperatura durante o tempo determinado pelo programa de corrida, durante a corrida já é possível avaliar os resultados na tela de um computador. A medida que o DNA é amplificado, o nível de fluorescência cresce proporcionalmente. O equipamento é capaz de detectar a fluorescência eventualmente produzida pela amostra e assim a técnica permite acompanhar a reação e a apresentação dos resultados em tempo real.

Freezer -80ºC: O ultra freezer para laboratório armazena substâncias orgânicas, que normalmente apresentam ativos de valores inestimáveis, por longos períodos. A preservação dessas substâncias requer uma temperatura adequada, algumas amostras conservadas no ultra freezer para laboratório são amostras de tecido humano, animal ou vegetal, sangue, vacinas, microrganismos, e outros materiais que precisam de armazenamento seguro e confiável. O ultra freezer para laboratório pode alcançar temperaturas de até -80°C.

Estereomicroscópio com contraste de fase: O microscópio permite visualizar as amostras de forma ampliada, sendo que os modelos binoculares, são usados em situações em que o principal objetivo é aumentar e identificar estruturas físicas.

Estes equispamentos permitem analisar as células e outros materiais se sejam necessários com uma imagem aumentada.

Osmômetro: É um aparelho eletrônico de precisão utilizado para determinar a osmolalidade de uma amostra através da medida de seu ponto de congelamento (ponto de fusão).

Regimento interno do Laboratório

Download do Regimento interno do Laboratório
Voltar