icon

Conheça o Laboratório

Infraestrutura

Bioimpedância Elétrica InBody570®: conta com uma moderna tecnologia de bioimpedância, capaz de associar precisão, praticidade e agilidade, fornecendo informações completas a respeito da composição corporal do indivíduo avaliado. O aparelho realiza a análise de forma segmentada e fornece a composição detalhada de membros e tronco. Ao final do exame os resultados são transferidos para o computador via interface Bluetooth®.

Analisador de Gases Metabólicos VO2000: da marca Inbramed® é um equipamento para análise metabólica, portátil por ser compacto e leve, planejado para operar via computador através de diversos softwares. O equipamento mede pequenas amostras de gás expirado pela respiração de um(a) avaliado(a) em repouso ou realizando alguma atividade física (na esteira, cicloergômetro, pista…). Através de dados coletados no examen o software externo AeroGraph BreezeSuite calcula os diversos parâmetros relativos ao teste como:  RQ (Coeficiente respiratório), O2% (Percentual de oxigênio espirado), CO2% (Percentual de dióxido de carbono espirado), O2/HR (Pulso de oxigênio), O2/Kg (Oxigênio por Kg de peso corporal), %FAT (Percentual de gordura), %CHO (percentual de carboidratos), GrFat (gramas de gordura) GrCHO (gramas de carboidrato), METS (gasto energético), BRR (Breath Repetition Rate – Frequência Respiratória).

Fitmate PRO: um calorímetro indireto de mesa que possui uma grande tela LCD embutida na impressora que permite ao usuário executar testes sem o uso de um computador. O aparelho tem um preço acessível quando comparado a outros com a mesma finalidade, além da operação simples e rápida na medição do metabolismo, um fator fundamental em qualquer programa individual de redução de peso. Validado cientificamente para a medição do consumo de oxigênio (VO2) e dos gastos com energia em repouso (REE, RMR), o Fitmate mede o VO2 e assume um Quociente Respiratório constante (RQ), que é definido por padrão em 0,85 ou pode ser definido pelo usuário. 

Esteira Ergométrica Inbramed ATL: elétrica, rolante, que simula com perfeição o exercício de uma caminhada ou corrida, praticada em piso plano e com velocidade regulável. Serve para avaliação, treinamento e recuperação da capacitação física das pessoas. Desenvolve velocidade de 0 a 24 Km/h.

Cicloergômetro Biotec: foi desenvolvido para que os padrões biomecânicos de ciclistas de alto nível sejam respeitados durante a realização dos testes. Isso permite que os parâmetros de ergoespirometria, lactacidemia e potência anaeróbia estejam mais próximos da situação de campo. O Cicloergômetro Biotec atende aos requisitos necessários para realização da Avaliação Funcional em: Academias, Centros de Avaliação Física, Centros de Fisiologia do Exercício, Clínicas de Cardiologia, Universidades, Fisioterapia, Personal Training, entre outros.  

Histórico

No segundo semestre de 2017, o Grupo de Estudos em Educação Física, Fisioterapia, Esporte, Nutrição e Desempenho (GEFFEND/CNPq), iniciou um projeto piloto a fim de promover para a comunidade externa, o tratamento multiprofissional da obesidade em adolescentes. Posteriormente, a partir de 2018, os projetos foram ampliados e incorporados pelo Laboratório Interdisciplinar de Intervenção em Promoção da Saúde (LIIPS/UNICESUMAR).

Dessa forma, o laboratório passou a atender desde crianças até idosos, nos projetos com enfoque na melhoria de aspectos biopsicossociais de pessoas com sobrepeso ou obesidade. O programa de tratamento da obesidade para crianças de 7 a 11 anos, adolescentes de 12 a 17 anos, adultos e idosos, apresenta caráter interdisciplinar e conta com a participação de profissionais de Educação Física, Nutrição, Fisioterapia, Psicologia, Biomedicina, Farmácia e Medicina, objetivando minimizar os impactos causados pelo excesso de peso/obesidade, sendo a última, considerada como a “pandemia do século XXI”. Além disso, pode-se destacar que a obesidade eleva o risco para o acometimento de diferentes comorbidades associadas, como por exemplo, a hipertensão arterial sistêmica, a diabetes mellitus tipo II, as dislipidemias, dentre outras doenças que impactam a sociedade moderna. Nossa equipe trabalha em conjunto com o Centro de Ciências Biológicas e da Saúde da UniCesumar e com o Programa de Pós-Graduação em Promoção da Saúde (PPGPS), em nível mestrado e doutorado, da mesma instituição.   Nesse aspecto, são conduzidas nas dependências da UNICESUMAR, intervenções teóricas e práticas. O programa é totalmente direcionado para comunidade externa e visa atender pessoas de baixa renda, em situação de vulnerabilidade. As inscrições são abertas duas vezes por ano, uma no início do primeiro semestre e outra no segundo. A seleção é feita por nível de prioridade, ou seja, pessoas que apresentam maior necessidade de tratamento são selecionadas para receberem as intervenções teórico-práticas.

Regimento interno do Laboratório

Download do Regimento interno do Laboratório
Voltar