Equipe do Laboratório Interdisciplinar de Intervenção em Promoção da Saúde inicia a preparação física do atleta Maurício Shogun – UFC

O atleta Mauricio Milani Rua, mundialmente conhecido como “Shogun”, do Ultimate Fighting Championship (UFC), começou a participar do projeto de extensão em preparação física de atletas de combate, oferecido pelo Laboratório Interdisciplinar de Intervenção em Promoção da Saúde (LIIPS), do ICETI, sob a coordenação do professor Dr. Braulio Henrique Magnani Branco e do especialista prof. Vinícius Marcondes (especialista em fisiologia do exercício pela UniCesumar).

O projeto realizado no LIIPS visa conciliar teoria e prática, com intuito de maximizar o desempenho esportivo dos atletas e minimizar eventuais riscos de lesões. Já participam, das atividades de preparação física, outros atletas de combate como Jackson Farias e André Luiz de Oliveira Miguel. O professor Braulio apresenta dezenas de publicações internacionais na fisiologia do exercício e treinamento físico, em esportes de combate. Por conhecer a estrutura da UniCesumar, bem como a expertise dos profissionais vinculados ao LIIPS, o atleta apresentou interesse em realizar sua preparação física na instituição.

Maurício Shogun foi campeão do Pride Fighting Championship, em 2005 e campeão do UFC, em 2010. Em 2022, a equipe do LIIPS vai ser coadjuvante no treinamento de Shogun que irá realizar mais uma ou duas lutas pelo UFC.