Pesquisadora do ICETI participa do 15º Encontro da Associação Brasileira de Ciência Política
A Prof.ª Dra. Maria Lígia Ganacim Granado Rodrigues Elias, docente do Programa de Pós-Graduação em Gestão do Conhecimento nas Organizações (PPGGCO) da UniCesumar e bolsista de produtividade da Fundação Araucária e pesquisadora do ICETI, participou do 15º Encontro da Associação Brasileira de Ciência Política (ABCP), realizado na Universidade Federal do Pará (UFPA), em Belém (PA).
Durante o evento, a pesquisadora apresentou o artigo “Políticas de Equidade e Inclusão nas Organizações e Resistências Antigênero no Brasil e em Portugal”, desenvolvido no âmbito do projeto “Organizações, Objetivos de Desenvolvimento Sustentável (ODS) e Valores Democráticos”, financiado pela Chamada Pública 23/2023 do Programa de Bolsas de Produtividade em Pesquisa e/ou Desenvolvimento Tecnológico da Fundação Araucária.
Além da apresentação oral, a docente atuou como debatedora em cinco trabalhos vinculados à Área Temática “AT06. Gênero, Democracia e Políticas Públicas”, ampliando sua participação nas discussões científicas promovidas pelo encontro.
O evento reuniu pesquisadores e pesquisadoras de diferentes instituições para discutir desigualdades, políticas públicas, democracia e participação social, incluindo debates sobre liderança feminina e representação das mulheres na política. Nesse contexto, a participação da docente possibilitou inserir a temática das práticas organizacionais de Diversidade, Equidade e Inclusão (DEI) em um diálogo interdisciplinar com a Ciência Política, evidenciando a relação entre as dinâmicas das organizações e os contextos sociais, políticos e institucionais nos quais estão inseridas.
As discussões realizadas durante as sessões contribuíram para o fortalecimento da agenda de pesquisa desenvolvida no PPGGCO, além de possibilitarem o intercâmbio de aportes teóricos e metodológicos e a apresentação das pesquisas e da estrutura do programa de pós-graduação. O encontro também favoreceu a aproximação com pesquisadores de outras instituições, criando oportunidades para novas colaborações científicas, participação em bancas examinadoras e ampliação de redes de cooperação acadêmica.
Como desdobramento da participação no evento e das contribuições recebidas durante os debates, a pesquisa terá continuidade com a coleta e análise de dados empíricos por meio de entrevistas com executivas que atuam diretamente com políticas organizacionais de Diversidade, Equidade e Inclusão (DEI) e sua interface com políticas públicas de inclusão. Também está prevista a preparação de uma versão revisada do trabalho apresentado para submissão a periódico científico qualificado. A participação da docente reforça o compromisso da UniCesumar e do ICETI com o incentivo à pesquisa, a formação de pesquisadores e a inserção da produção científica institucional em espaços de discussão acadêmica de relevância nacional, fortalecendo a atuação do PPGGCO na construção de conhecimento sobre organizações, democracia e desenvolvimento sustentável.

Destaques
//=wp_list_categories();?>Pesquisadora do ICETI participa do 15º Encontro da Associação Brasileira de Ciência Política
Pesquisadora do ICETI participa de Congresso Brasileiro de Nutrição
Pesquisadora do ICETI participa de congresso internacional realizado em Salamanca, Espanha
UniCesumar e ICETI aprovam três projetos no PPSUS e ultrapassam R$ 1 milhão em pesquisa em saúde
Câmara Municipal homenageia LIIPS por contribuição científica e impacto social