Coordenadora do ICETI participa da cerimônia de lançamento do NAPI Bioinformática

A coordenadora do ICETI, Dra. Cleiltan Novais participou da reunião de lançamento do NAPI Bioinformática: uma ação conjunta da Fundação Araucária e a Superintendência Geral de Ciência, Tecnologia e Ensino Superior (SETI), no dia 09 de agosto de 2021.

O objetivo do NAPI é o fortalecimento e consolidação da formação de recursos humanos e do desenvolvimento científico e tecnológico em Bioinformática, visando um novo arranjo inovador, sinérgico e com visão de futuro para Paraná, de modo a envolver atores do ecossistema acadêmico e empresarial/industrial relacionados ao Agronegócio, Saúde e Biologia Evolutiva.

Em reunião, de acordo com o Diretor Científico, Tecnológico e de Inovação da Fundação Araucária, Dr. Luiz Márcio Spinosa, há hoje no Paraná 626 doutores com formação em Bioinformática ou que desenvolveram algum trabalho em bioinformática. Em uma correlação na bioinformática/saúde existem 518 doutores no Paraná. Já na bioinformática/agricultura são 331 doutores e em bioinformática/agronomia o número de doutores chega a 278.

A coordenadora Dra. Cleiltan, que utilizou a bioinformática para análises de dados genômicos em seu trabalho de doutorado, “concorda que com o auxílio da bioinformática é possível extrair informações detalhadas das mais diferentes áreas, tais como: medicina de precisão, análise de big data, conservação e sustentabilidade, análises genômicas e proteômicas, agregando valor científico às pesquisas e aumentando a velocidade da análise e a interpretação de grandes volumes de dados”, concluiu.