ICETI faz reunião com os pesquisadores contemplados com bolsas do PROIND e divulga premiação

O Instituto Cesumar de Ciência, Tecnologia e Inovação- ICETI realizou sua primeira reunião nesta segunda-feira (21), com os pesquisadores contemplados pelo Programa de Indução a Projeto Científico – PROIND/LAB-ICETI.

Sob a coordenação da Presidente do ICETI, professora Ms. Ludhiana Garbugio, o encontro buscou alinhar as diretrizes do programa, bem como a recomendação de ações a partir de informes dispostos na Chamada Pública 16/2021.

Serão apoiados 22 projetos de pesquisa em diferentes áreas de conhecimento, com a previsão de uma produção científica de, no mínimo, 22 artigos. Ao ICETI caberá o investimento de R$ 131.187,40 distribuídos entre os projetos que serão executados nos seguintes laboratórios:

Análises Agronômicas (AGROLAB);
Biotecnologia Molecular, Celular e Genética (BIOCELGEN);
Laboratório Interdisciplinar de Análises Biológicas e Químicas (LIABQ);
Laboratório Interdisciplinar de Intervenção em Promoção da Saúde (LIIPS).

A ideia da iniciativa é fomentar e fortalecer os laboratórios já estabelecidos de infraestrutura de pesquisa científica e tecnológica, de caráter multiusuário, vinculados ao ICETI.

Ademais, com o objetivo de incentivar a produção de ciência e reconhecer a importância de pesquisadores, a professora Ludhiana Garbugio, concedeu um Prêmio ao primeiro lugar. A premiação, no valor de R$ 6.600,00, poderá ser utilizada para apoiar publicação de artigo científico e para a compra de material laboratorial.

“Essa reunião é de suma importância para alinharmos as ações e estratégias para executar com excelência os projetos aprovados no Programa de Indução a Projeto Científico – PROIND”, observou Cleiltan, coordenadora do ICETI.

O encontro buscou alinhar as diretrizes do programa, bem como a recomendação de ações a partir de informes dispostos na Chamada Pública 16/2021