Pesquisador do programa de Mestrado/Doutorado, da Promoção da Saúde, publica em parceria com duas universidades do Chile




O pesquisador do Programa de Pós-Graduação em Promoção da Saúde (nível mestrado e doutorado), da UniCesumar e bolsista de produtividade ICETI, Professor Dr. Braulio Henrique Magnani Branco, publicou o artigo Effects of Olympic combat sports on older adults’ health status: a systematic review na revista International Journal of Environmental Research and Public Health (fator de impacto JCR > 2,5).

Essa publicação é resultado das pesquisas multicêntricas em rede, com pesquisadores chilenos, da Universidade Católica del Maule/Chile e da Universidade de Santiago/Chile, realizadas desde 2020.

Entre os anos de 2020 e 2021, foram publicados 10 artigos em revistas internacionais, indexadas nas principais bases de pesquisas internacionais, sendo 4 estudos com fator de impacto (JCR).

Mais 4 estudos já foram submetidos para revistas internacionais e no presente momento, estão sendo avaliadas por pares.

A parceria estabelecida com o Dr. Pablo Valdés-Badilla (Chile) está associada a trabalhos na fisiologia do exercício, obesidade, promoção da saúde, esportes de combate e envelhecimento.

Nessa perspectiva, o professor Braulio aponta que os estudos em rede fortalecem os programas de pós-graduação e estimulam a internacionalização do stricto-sensu da UniCesumar.