Pesquisadoras do ICETI participam de treinamento sobre extração dos esporos e coloração dos fungos micorrízicos arbusculares

Como parte do desenvolvimento de um projeto realizado no Laboratório de Análises Agronômicas (AgroLab) da Unicesumar, no mês de julho, as professoras do AgroLab Dra. Edneia A. de Souza Paccola, Dra. Francielli Gasparotto e Dra. Graciene de Souza Bido, tiveram a oportunidade de participar de um treinamento com a Dra. Roselaine Carrenho (UEM) para dar andamento à pesquisa intitulada “Ação das práticas de manejo sobre a população de fungos Micorrízicos Arbusculares (FMAs) no solo da Mesorregião Noroeste do Paraná”

A equipe de pesquisadoras pôde adquirir o conhecimento da técnica de extração dos esporos dos fungos de FMAs dos solos coletados na região delimitada. Essa técnica consiste em várias lavagens do solo através de peneiras muito finas, centrifugação com água e sacarose, com a finalidade de reter na peneira apenas os esporos dos fungos. Posteriormente os esporos são capturados em telas finíssimas com a ponta de agulha através de uma lupa esterioscópica, colocados sobre lâminas contendo reagentes específicos e cobertos com lamínula para, então, identificação dos esporos das micorrizas no microscópio. A outra técnica realizada foi a coloração das raízes de cana de açúcar colonizadas pelos fungos micorrízicos, que se caracteriza por uma série de lavagens com reagentes para o clareamento até coloração destas. Para posterior visualização das estruturas fúngicas no interior das células da raiz.   

Para a Dra. Edneia, “a prática de manejo do solo é a atividade inicial para realizar um cultivo e possui a capacidade de influenciar no rendimento agrícola, sendo necessário que os sistemas de produção estejam em equilíbrio, associando o manejo a conservação dos recursos naturais bióticos e/ou abióticos e as propriedades químicas físicas e biológicas do solo”.  

“O uso de microrganismos benéficos nos sistemas de cultivo pode contribuir para uma agricultura sustentável, promovendo melhorias no desenvolvimento da safra e produção de grãos sem gerar impactos ambientais”, concluiu a Dra. Francielli, enfatizando a importância desses treinamentos e dessa colaboração entre os laboratórios de pesquisa de diferentes instituições.