Pesquisadoras são nomeadas para composição de Conselho Paranaense de Meio Ambiente

As biólogas, docentes do Mestrado em Tecnologias Limpas e pesquisadoras do Instituto Cesumar de Ciência, Tecnologia e Inovação – ICETI, profa. Dra. Maria de los Angeles Perez Lizama e a profa. Dra. Edneia Aparecida de Souza Paccola tomaram posse, no dia 30 de junho de 2021, como representantes da Unicesumar para o Conselho Consultivo da Reserva Biológica das Perobas (CORPE), uma área administrada pelo Instituto Chico Mendes de Conservação da Biodiversidade (ICMBio), órgão do Ministério do Meio Ambiente.

A Reserva Biológica (ReBio) das Perobas foi criada por decreto presidencial, no dia 20 de março de 2006, com o objetivo de proteger a biodiversidade regional e conta com uma área de 8.716 hectares localizada nos municípios de Tuneiras do Oeste e Cianorte, ambos no noroeste do Paraná.

O Conselho Consultivo da ReBio das Perobas é composto por representantes de vários segmentos da sociedade organizada que ajudam, apoiam, observam e fiscalizam as ações que são desenvolvidas na unidade de conservação. Assim, de acordo com a profa. Maria de los Angeles, titular, e com a profa. Dra. Edneia, suplente, “participar do conselho consiste em uma ação muito importante e segue ao encontro das premissas do Mestrado em que atuam, já que é um mestrado na área de ciências ambientais e que tem como missão desenvolver soluções e abordagens científicas e tecnológicas que contribuam com a transformação social e com a preservação ambiental da região visando o desenvolvimento sustentável”, relataram as professoras.