Pesquisadores da Unicesumar/ICETI participaram do 7º Seminário da Rede Paranaense de Agropesquisa e Formação Aplicada

O Instituto Cesumar de Ciência Tecnologia e Inovação – ICETI esteve presente no 7º seminário da Rede Agropesquisa Unicesumar, realizado entre os dias 16 e 17 de novembro, com a participação dos pesquisadores da Rede Agropesquisa Unicesumar, representando a Mesorregião 7.

O evento também contou com a participação membros da Fundação Araucária e do Senar e reuniu lideranças estaduais de pesquisa agronômica das mesorregiões de forma remota, teve como objetivo expor os resultados alcançados durante o desenvolvimento das pesquisas.

Na ocasião foi apresentado o andamento das ações do projeto intitulado: “Monitoramento edáfico e hidrossendimentológico em duas unidades de produção agrícola no Noroeste do Paraná”.

 Durante sua apresentação, o Coordenador do projeto, Prof. Dr. Edison Schmidt Filho, deu destaque no andamento das atividades na fase de implantação do projeto nas microbacias de Cianorte e Atalaia e as previsões para encerramento das instalações a campo. “Após liberação dos recursos em julho de 2020 pela Fundação Araucária conseguimos adiantar várias atividades em pouco mais de 3 meses, e esperamos finalizar a implantação do projeto com as primeiras coletas ainda este ano, caso ocorra um evento de precipitação significativo”, explicou Dr. Schmidt.

A Prof. Dr. Francielle Gasparotto responsável pelo Laboratório de Análises Agronômicas – AgroLab finalizou a apresentação da Messoregião 07 enfatizando a estrutura laboratorial que o ICETI/UNICESUMAR está montando para atender exclusivamente o projeto. Por fim, os mediadores do Seminário deram destaque a seriedade na organização e agilidade que a Unicesumar colocou no projeto.

O VII Seminário veio para contribuir com a integração entre as instituições envolvidas na Rede Paranaense, fomentando informações e debates para multiplicar o conhecimento, a fim de contribuir com a ciência da conservação de solos.