Prof.ª Drª Rúbia Corrêa publica artigo em revista de fator de impacto 12.56

A professora Dra. Rúbia Carvalho Gomes Corrêa, do Mestrado em Tecnologias Limpas, teve um artigo publicado na Trends in Food Science & Technology (TFST), um dos melhores periódicos do mundo na área de Ciência de Alimentos. Fruto de um projeto interinstitucional liderado pela renomada pesquisadora Dra. Rosane Marina Peralta (Universidade Estadual de Maringá – UEM), o trabalho envolveu pesquisadores da UEM, Universidade Cesumar – UniCesumar, Universidade Federal do Paraná (UFPR), Universidade Federal de Santa Catarina (UFSC), além do Centro de Investigação de Montanha do Instituto Politécnico de Bragança (CIMO-IPB), Portugal. A instituição europeia, representada pelas co-autoras Dra. Isabel Ferreira e Dra. Lillian Barros, ambas pesquisadoras altamente citadas pela Clarivate, firmou convênio com a UniCesumar em 2020.

O trabalho intitulado “Laccases in food processing: Current status, bottlenecks and perspectives” (Lacases no processamento de alimentos: situação atual, gargalos e perspectivas) detalha as mais importantes aplicações das lacases, biocatalisadores ecológicos, na Indústria de Alimentos. A Ph.D. Rúbia Corrêa explica que esta tecnologia (uma Tecnologia Limpa) tem sido empregada com sucesso pela indústria para a solubilização de fibras, preparo de alimentos funcionais, desenvolvimento de novos temperos, manutenção do sabor e aroma, além da modificação de componentes alergênicos dos alimentos. No artigo publicado na TFST, os autores apresentaram os avanços recentes do uso de lacases no campo da reticulação de polímeros, como proteínas e polissacarídeos, o que na prática significa melhorar a textura e características tecnológicas dos alimentos, como por exemplo iogurtes. Ainda, o trabalho propõe um caminho para a ampliação do uso da tecnologia enzimática pela indústria alimentícia. O artigo completo está disponível em: https://authors.elsevier.com/a/1dLa8_L0x6rARA

O periódico Trends in Food Science & Technology (TFST) é uma publicação oficial da Federação Europeia de Ciência e Tecnologia de Alimentos e da União Internacional de Ciência e Tecnologia de Alimentos, classificado pela Scimago Journal & Country Rank entre os cinco melhores periódicos da área. Com excelente fator de impacto de FI = 12.56 (ranking Clarivate 2021), a TFST tem classificação Q1 e Qualis Capes A1 para Ciência de Alimentos e Ciências Ambientais. Esta é a quinta publicação da Professora Rúbia Corrêa nesta prestigiosa revista, sendo a primeira como pesquisadora do ICETI/UniCesumar.