Professores dos Mestrados no “V Fórum Temático sobre Redes Interorganizacionais”

As professoras Dra. Hilka Pelizza Vier Machado e Dra.Rejane Sartori, do Programa de Pós-Graduação em Gestão do Conhecimento nas Organizações, e a professora Dra. Mirian Ueda Yamaguchi, do Programa de Pós-Graduação em Promoção da Saúde, participaram, em junho, do V Fórum temático sobre Redes Interorganizacionais”, promovido pelaUNIP/São Paulo.

          As professoras integraram a mesa de debates sobre “Redes horizontais na saúde em municípios: iniciativas, processos e resultados”, cujo objetivo foi de discutir experiências com estudos de redes horizontais aplicadas e aplicáveis ao contexto da saúde em municípios. A mesa contou também com a participação de professores da Universidade Federal de Viçosa e Universidade Federal do Ceará.

          De acordo com o coordenador da mesa, Prof. Dr. Magnus Luiz Emmendoerfer, da Universidade Federal de Viçosa, “a área da saúde representa um tema relevante para o desenvolvimento, congrega vários segmentos organizacionais e constitui uma área de interesse estratégico nas políticas públicas. Os desafios e a complexidade do sistema de saúde e a relevância das redes para essa área justificam os estudos de redes horizontais no contexto da saúde”.

          Na oportunidade, as professoras informaram sobre os programas de Gestão e Conhecimento e de Promoção da Saúde da Universidade Cesumar, que contribuíram para construção dos conteúdos apresentados. Na sequência, a Dra. Hilka expôs sua experiência sobre atores no âmbito do Programa “Agentes Locais de Inovação (ALI) Saúde”, desenvolvido no município de Maringá

          A Dra. Rejane abordou os atores envolvidos em inovação na saúde, destacando que a saúde constitui uma das mais importantes frentes de inovação no contexto atual e que um dos principais desafios no campo da inovação em saúde está no caráter sistêmico da inovação e na complexidade inerente às articulações e interações que são estabelecidas entre os diferentes atores que integram o SNI em Saúde.

          A Dra. Mirian contribuiu apresentando a organização do Sistema de Saúde sob a forma de redes e explicou a importância das redes horizontais como estratégia essencial na consolidação do Sistema Único de Saúde.

          O debate contribuiu para a prospecção de novas parcerias em rede em pesquisas e projetos sobre o tema de redes e saúde.