Projeto de pesquisador do ICETI é aprovado com recursos financeiros, na concorrida Chamada Universal do CNPq

O CNPq (Conselho Nacional de Desenvolvimento Científico e Tecnológico) divulgou, no dia 31 de janeiro, o resultado final dos projetos aprovados na Chamada Pública CNPq/MCTI/FNDCT Nº 18/2021 – UNIVERSAL.

O professor Dr. Leonardo Pestillo de Oliveira do Programa de Pós-Graduação em Promoção da Saúde (PPGPS-ICETI/UNICESUMAR) teve seu projeto aprovado com o recurso no valor de R$ 34.875,00, com o projeto “Desenvolvimento e implementação do Alcohol Use Behavioral Phenotyping Test (AUBPT) para população geral no Brasil”.

O projeto é multicêntrico, composto por pesquisadores do PPGPS-ICETI/Unicesumar Lucas França Garcia e Mirian Ueda Yamaguchi, professor Nikolas Olekszechen  do curso de Psicologia da Unicesumar, a professora Gabriele Scheck da Faculdades Integradas Machado de Assis-FEMA do Rio Grande do Sul, e dois pesquisadores da Duke University nos Estados Unidos, Catherine Ann Staton e João Ricardo Nickenig Vissoci.

O objetivo do estudo é desenvolver e implementar um aplicativo com uma bateria de avaliação adaptativa modular – Teste de Fenotipagem Comportamental de Uso de Álcool (Alcohol Use Behavioral Phenotyping Test-AUBPT) para avaliar comportamentos de uso de álcool no contexto brasileiro de acordo com o modelo do Research Domain Criteria (RDoC).

A presidente do ICETI, professora Me. Ludhiana Garbugio, e pró-reitora de pesquisa e pós-graduação da Unicesumar, comentou que “entre outros aspectos, essa aprovação evidencia a excelência de nossos pesquisadores, bem como da ciência realizada em nossa IES. Precisamos alavancar mais recursos, e não vejo outro caminho senão fomentarmos a pesquisa interna e externamente, criando redes, parceria, e alavancando investimentos e recursos de dentro e de fora. Ao prof. Dr Leonardo, desejamos mais sucesso em sua jornada científica”, finalizou a presidente.