Projetos de pesquisadores do ICETI são aprovados com recursos financeiros da Fundação Araucária, em chamada pública do programa Pesquisa para o SUS

Da esquerda para a direita: Dr. José Eduardo Gonçalves e Dr. Braulio Henrique Magnani Branco

A Diretoria Executiva da Fundação Araucária divulgou nesta quarta-feira (17) os resultados dos projetos aprovados na Chamada Pública do Programa Pesquisa para o SUS. Dois pesquisadores do ICETI tiveram seus projetos aprovados com recursos.

O professor Dr. José Eduardo Gonçalves do Programa de Pós-Graduação em Tecnologias Limpas (PPGTL – ICETI/UniCesumar), receberá recursos no valor de R$ 144.675,84, com o projeto “Detecção e Quantificação de Agrotóxicos em corpos d´água em áreas de abastecimento urbano: variação espacial e temporal de suas concentrações e bio-acumulação em comunidades aquáticas”. O projeto é multicêntrico, composto por pesquisadores do PPGTL – ICETI/Unicesumar Dr. Luiz Felipe Machado Velho, Dra. Maria de Los Angeles Perez Lizama, Dra. Márcia Aparecida Andreazzi e Dra. Isabele Picada Emanuelli, bem como a participação de 4 professores pesquisadores da Universidade Estadual de Maringá e 2 professores pesquisadores da Unioeste.

Já o professor Dr. Braulio Henrique Magnani Branco, do Programa de Pós-Graduação em Promoção da Saúde (PPGPS – ICETI/Unicesumar) também teve seu projeto aprovado, com o maior montante de recursos em uma só proposta: R$ 295.536,83. O projeto irá investigar os efeitos de um modelo multiprofissional de intervenção em parâmetros biopsicossociais de pessoas com obesidade pós Covid-19.

A pesquisa multicêntrica também irá contar com a participação da Dra. Cynthia Gobbi Alves de Araújo, Dra. Luciana Lozza de Moraes Marchiori, Dra. Carina Bertoldi Franco, Dra. Rute Grossi-Milani, Dra. Fernanda Shizue Nishida e Ms. Marielle Lalucci, pesquisadores do ICETI (Isabella Santos, Déborah Marques e Fabiano Oliveira) e pesquisadores de outras Universidades do Paraná e Santa Catarina, como a Universidade Estadual de Maringá, com a professora Dra. Solange Marta Franzói de Moraes, Universidade Estadual de Londrina, professora Dra. Solange de Paula Ramos, da Universidade Federal do Paraná, com o professor Dr. Cesar Luiz Boguszewski e Universidade do Estado de Santa Catarina, com o professor Dr. Leonardo Vidal Andreato.

A pró-reitora de pesquisa e pós-graduação, professora Me. Ludhiana Garbugio, comentou que o Programa Pesquisa para o SUS: Gestão Compartilhada em Saúde, da Fundação Araucária já é muito respeitado e competitivo. “Não é a primeira vez que conseguimos recursos neste edital, mas é a primeira vez que um pesquisador de nossa IES recebe a maior quantia em um só projeto, em comparação a todas IES concorrentes, entre públicas e privadas. Isso vai colocando a Unicesumar entre as universidades de prestígio em pesquisa. Ganhamos todos: nossos pesquisadores, nossos alunos, nossos grupos de pesquisa, nossos laboratórios e principalmente nosso entorno, com os resultados que vamos gerar para a sociedade”, declara a pró-reitora.